sábado, 18 de junho de 2011

Isso não se faz

Martinha sempre soube que comparar os seus problemas com os dos outros era errado. Mamãe ensinou, papai confirmou, os amigos reforçaram, a psicóloga comprovou. Então, ela evitava ao máximo colocar as situações que ela enfrentava de frente com o que acontecia na vida de outras pessoas. Mesmo assim, era complicado quando alguém dizia para ela "você não sabe pelo que eu estou passando" ou "estou no pior momento da minha vida". Explicou para a psicóloga:
- Parece que elas estão tentando justificar o que fazem com os problemas que têm, quando na verdade o motivo é outro.
- Qual seria?
- Não sei. Preguiça. Conforto. Outras vontades. Mágoa. - uma coceira na ponta do nariz tirava sua atenção, como sempre que ela falava sobre isso - É difícil não ficar com raiva quando alguém me diz que não faz algo porque está num momento ruim, porque geralmente a razão é estresse no trabalho, brigou com um amigo, discutiu com a irmã.
- Sei.
- E eu fico aqui, me esforçando como nunca para não ficar com raiva dessas pessoas, porque eu não me impeço de ter esperança e fazer as coisas, e meus problemas são muito piores.
- Entendo. Mas saiba que cada um tem um limite diferente e é mais ou menos afetado por coisas diferentes.
Martinha parou por uns segundos.
- Eu sei, mas eu me sinto meio ofendida, sabe?
- Ofend...
- Como vou confiar em um mundo que não se tem o direito de comparar os problemas dos outros entre si?

Nenhum comentário: